
BIOGRAFIA
Samuel Moreno começou os seus estudos musicais no conservatório “Manuel Carra” de Málaga, Espanha, em flauta transversal, harpa e canto lírico. Obteve uma licenciatura em canto barroco, um mestrado em pedagogia musical e um mestrado em interpretação musical na Escola Superior de Música de Genebra, Suíça (Haute École de Musique de Genève – HEM).
Recebeu lições de Leonardo García Alarcón, Luca pianca, María Cristina Kier, Rosa Dominguez, Adriana Fernandez, Rachel Bersier, entre outros músicos e professore de renome internacional.
Como solista tem vindo a interpretar um amplo repertório vocal: oratórios como os Messiah de G. F. Haendel, a Paixão segundo São Mateus de J. B. Bach entre outros. Igualmente já interpretou os papeis de Papageno na "Die Zauberflöte" de W. A. Mozart, Ottone na Incoronazione di Poppea de C. Monteverdi, Apolo em Apolo e Jacinto de W. A. Mozart, , entre alguns outros papeis.
Desta forma, atuo como solista sob a direção de Gabriel Garrido, Jordi Casas e Michael Thomas, acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Málaga, da Jovem Orquestra Barroca de Andaluzia e pelo Ensemble Elyma, atuando em palcos como a Ópera de Lausana, a Catedral de Florença, o Victoria Hall de Genebra, a Cité Internationale des Arts de Paris, o Teatro Cervantes de Málaga, o Auditório Manuel de Falla de Granada, o Teatro Vlila Marta de Cádis, o Teatro da Cidade de Marbella, a Catedral de Genebra, a ainda na Catedral de Málaga.
Obteve diversos prémios em concursos e competições, como o de “Melhor Interpretação” organizado pela Orquestra Filarmónica de Málaga o de “Jovens Intérpretes” de Marbella. Participó no IV Festival de Música Antiga de Málaga, o XVI Festival Bach de Lausana, a XVIII Edição de O Flos Colende em Florencia e o XVIII Festival de Música Contemporânea de Málaga.
Paralelamente a sua atividade enquanto solista, Samuel Moreno é professor de canto e ensina técnica vocal em diversos coros.